sábado, 22 de novembro de 2008

S. Martinho em Jornada de Reflexão na Moita

Reuniram-se no dia de S. Martinho as Equipas Técnico-Pedagógicas dos PIEFs da Moita, de Palmela e de Setúbal, bem como os Coordenadores João Vasco e Inês Reis Leão, com o objectivo de fazer o balanço do 1º Projecto nestes três PIEFs. A sessão começou com um ligeiro atraso, porque houve quem não encontrasse a EB 2,3, de D. Pedro II, onde está sediado o PIEF Moita, e tivesse de ser recolhido pela viatura de apoio ao evento, ou seja, o carro do Prof. João Vasco.
Deu-se início à reflexão com a projecção de um “pequeno” filme, com imagens do trabalho desenvolvido pelo PIEF anfitrião, desde a recepção aos alunos e Encarregados de Educação até ao final do 1º Projecto, incluindo algumas dinâmicas de grupo de integração dos alunos no universo da escola e da sala de aula, tais como uma caça ao tesouro e a decoração da sala da turma, entre outras actividades. Esta apresentação foi comentada pela respectiva Equipa Técnico-Pedagógica e seguida das intervenções dos restantes Animadores de Projecto, que fizeram o balanço das actividades desenvolvidas pelas suas turmas PIEF.
Em conclusão, os presentes partilharam as suas preocupações relativamente à dificuldade na obtenção de bolsas de formação para os alunos PETI/Empresa. Neste sentido, discutiu-se ainda a pertinência de, no início do ano lectivo, existir uma reunião entre as câmaras municipais e as empresas locais, de forma a informar e/ ou esclarecer em que consiste o PIEF, a medida PIEF e consciencializá-los da importância de uma boa integração e devido encaminhamento dos alunos na vida activa.
De salientar que toda a sessão foi acompanhada de castanhas assadas, batata doce e, inevitavelmente, bem regada com jeropiga de boa qualidade. O evento prosseguiu com um jantar num restaurante típico, não fosse o seu nome “Faena”, na Praça de Touros da Moita, onde os presentes conversaram, brincaram e … comeram também. Como o convívio foi tão saudável, a expectativa é grande para o próximo encontro.
Resta-nos agradecer a todos os presentes pela disponibilidade e trabalho apresentados.

A Equipa Técnico-Pedagógica do PIEF Moita

Sem comentários: